top of page

Sobre o GT6

a) Gênero: Divisão sexual do trabalho, trabalho doméstico e reprodução social no capitalismo; Condição social das mulheres e políticas públicas. Violência contra mulher e a Lei Maria da Penha: atualidade e desafios. Feminismo: teoria, história, debates e dilemas estratégicos na contemporaneidade. Feminismo, Serviço Social e Projeto Ético- Político do Serviço Social.

 

b) Raça/ Etnia: Estado e raça. Formação social e Divisão racial do trabalho no capitalismo. Raça e etnia como construção social. Pensamento Social e raça/etnia. Desigualdades étnico- raciais, de gênero, geração e classe. Indicadores sócio- demográficos e desigualdade racial. Movimentos sociais e antirracismo. Serviço Social e Políticas públicas de promoção da igualdade racial. Formação profissional e desigualdades étnico- raciais: avanços e desafios para o projeto ético- político do serviço social. Exercício profissional, preconceito e discriminação racial.

 

c) Questão geracional – Velhice: A contextualização da velhice no mundo contemporâneo. Aspectos demográficos e suas repercussões sociais. O envelhecimento como expressão da questão social. As transformações no mundo do trabalho: o trabalhador brasileiro em tempo de capital fictício e o sistema de proteção social. O trabalho desprotegido e as incertezas da proteção previdenciária no horizonte do trabalhador que envelhece. As dimensões sócio-históricas, as lutas  políticas e as conquistas no âmbito dos direitos da pessoa idosa. O cenário atual: indicadores e perspectivas relacionadas ao cuidado, à proteção social e ao protagonismo político. As políticas públicas para a velhice no Brasil.  Aspectos culturais: entre o estigma, a compaixão e o respeito. Os novos papéis sociais na velhice. O idoso entre a dependência e autonomia  nas relações sociais e familiares. As demandas pela reconfiguração do espaço urbano e de equipamentos sociais. O trabalho do assistente social e a questão do envelhecimento.

 

d) Sexualidades: Diferentes expressões de homofobia e sexismo. Diversos arranjos familiares e opressões associadas às sexualidades não-hegemônicas e às múltiplas expressões de feminilidade e masculinidade. Violações dos direitos sexuais no campo dos direitos humanos. Políticas públicas, gênero, sexualidade e serviço social. Movimentos sociais de enfrentamento à homofobia e ao sexismo.

O GT6 é um grupo de estudo cuja linha de pesquisa abrange o sistema capitalista-patriarcal-racista-heteronormativo. Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração e sexualidades.  Interseccionalidade das opressões de classe, gênero, raça/cor/etnia, geração e sexualidade.

© 2014 por Joyce Vieira. Orgulhosamente criado com  Wix.com

bottom of page